Cozinha Brasileira

…a questão não está na receita – está no jeitinho de fazer…
Isto de cozinhar tem seus segredos…

(Tia Nastácia, em “Memórias da Emília”)

O Brasil é um país novo, 500 anos é muito pouco comparado aos milhares da Europa e Ocidente, países com grandes tradições culinárias e influenciadores da gastronomia mundial.

Pouco a pouco, o Brasil vem ganhando seu espaço no cenário gastronômico, despertando olhares de renomados chefs internacionais que ficam maravilhados com a disponibilidade de ingredientes e riqueza cultural que nos trouxe a grande miscigenação brasileira.

Dos índios que aqui viviam (e ainda vivem),herdamos o gosto pela mandioca e suas inúmeras derivações:tapioca, beiju, farinha, polvilho.

Os Africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de uma vasta sabedoria culinária. Alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes nessa influência são; o Azeite de Dendê, o coco e seus subprodutos e as frutas, muito similares às encontradas por aqui. A feijoada é fruto da adaptação do negro às condições adversas da escravidão, feita com sobras de carnes que eram dispensadas pelos senhores.

Os europeus, principalmente os Portugueses, contribuíram com diversos tipos de alimento para a formação de nossa gastronomia, principalmente por serem os maiores conhecedores das técnicas da Agricultura e Criação de animais para servirem de alimentação. Deles herdamos o costume de ingerir carnes (bovina, caprina, suína), assim como os produtos oriundos da criação desses animais, como o leite, queijos, embutidos e defumados. Além disso, a eles devemos nossa adoração por doces, bebidas alcoólicas e conservas.

O jeito de comer do brasileiro, pouco tem a ver com a formalidade do europeu, assemelhando-se muito ao dos índios e africanos, mais festivo e acolhedor.

Independente da classe social e região do país, o arroz e feijão estão sempre presente na mesa brasileira, sendo indispensável na comida do dia-dia.

Brasil é também a terra onde tudo que se planta dá, no ano inteiro há uma infinidade de aromas e sabores que passam por todas as suas regiões, frutas que nem imaginamos que existam esperando serem descobertas por todos os brasileiros.

 


Deixar Comentário

author
Por Carole Crema


Carole no Youtube:
Autores do blog
Categorias

© 2018 Todos os direitos reservados. Todas as imagens deste site são meramente ilustrativas.